A Batalha de Argel - Gillo Pontecorvo
A Batalha de Argel - Gillo Pontecorvo
Postado em 31/3/2012
La Battaglia di Algeri - Argélia/Itália - 1965
Direção - Gillo Pontecorvo
Roteiro - Gillo Pontecorvo e Franco Solinas
Gênero - guerra - drama
Duração - 117 minutos
Elenco - Jean Martin, Yacef Saadi, Brahim Haggiag, Samia Kerbash.
Sinopse - Os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colônias européias na África. Entre 1954 e 1957 é mostrado o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês. Enquanto que o exército usava técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes, a FLN desenvolvia técnicas não-convencionais de combate, baseadas na guerrilha e no terrorismo.
Curiosidades - As indicações recebidas pelo filme ao Oscar foram em anos diferentes. Em 1967 "A Batalha de Argel" foi indicado na categoria de melhor filme estrangeiro, sendo que dois anos depois, quando estreou nos cinemas americanos, foi indicado nas demais categorias: diretor e roteiro.
- O filme foi proibido em vários países, inclusive no Brasil.
- Em 2003, com a invasão do Iraque, o Pentágono exibia o filme para oficiais sob o tema "Como vencer a batalha contra o terrorismo e perder a guerra ideológica".
Comentário - Produzido em estilo documental, com atores amadores, filmado e narrado como se fosse um telejornal, esse thriller político eletrizante mostra de maneira muito realista a luta da Argélia por sua independência da França. Com cenas de arrepiar das atrocidades cometidas pelos dois lados, o filme ainda conta com uma tocante trilha-sonora composta por Pontecorvo e Ennio Morricone.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário