1900 - Bernardo Bertolucci + Biografia
1900 - Bernardo Bertolucci
Postado em 17/11/2011
Novecento - Itália/França/Alemanha - 1976
Direção - Bernardo Bertolucci
Roteiro - Bernardo Bertolucci, Giuseppe Bertolucci, Franco Arcalli.
Gênero - drama
Duração - 250 minutos
Elenco - Robert DeNiro, Gerard Depardieu, Burt Lancaster, Dominique Sanda, Donald Sutherland, Alida Valli, Stefânia Sandrelli.
Sinopse - Uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século 20 até o fim da Segunda Guerra Mundial, focando as vidas de Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em pólos política e ideologicamente antagônicos. O pano de fundo é o intenso cenário político da época, com o fortalecimento do fascismo e, em oposição, as lutas trabalhistas ligadas ao socialismo.
Comentário - Bertolucci fez um épico de mais de 4 horas, para nos dar uma aula sobre a história moderna da Itália, mostrando a luta social pelo ponto de vista de dois amigos de infância de classes sociais diferentes, e seus dramas políticos e familiares. O elenco internacional de primeira grandeza, a trilha-sonora de Morricone , a magnífica fotografia, e a direção do mestre Bertolucci, garantem a excelência técnica do filme.
Nota - 9,5
Bernardo Bertolucci
Bertolucci publicou poemas e realizou filmes amadores na adolescência. Abandonou a universidade aos 19 anos para trabalhar com o diretor Pier Paolo Pasolini. Três anos depois, obteve o primeiro sucesso como diretor com "Antes da Revolução"(64), filme que sucedeu "A Morte"(62) seu primeiro longa. Em "O Conformista"(70) fez um frio estudo de um facista covarde dos anos 30 e consolidou sua carreira. Provocou escândalo mundial com "O Último Tango em Paris"(72). Em 1976, destacou-se por "1900"; se consagrou em Hollywood com "O Último Imperador"(87), ganhador de 9 Oscars. "A Tragédia de Um Homem Ridículo"(81) é um olhar ambíguo sobre o terrorismo.
Seus outros filmes são: "Partner"(68); "A Estratégia da Aranha"(70); "La Luna"(79) que aborda o incesto; "O Céu que Nos Protege"(90); "O Pequeno Buda"(94); "Beleza Roubada"(96); "Assédio"(98), "Os Sonhadores"(03) e seu mais recente "Eu e Você"(12).
Bertolucci faleceu no dia 26 de novembro de 2018.
Comentários
Postar um comentário