Viridiana - Luis Buñuel + Surrealismo
Viridiana - Luis Buñuel
Postado em 9/9/2011
Viridiana - Espanha/México - 1961
Direção - Luis Buñuel
Roteiro - Julio Alejandro, Luis Buñuel
Gênero - drama - comédia
Duração - 90 minutos
Elenco - Silvia Pinal, Fernando Rey, Francisco Rabal, José Calvo, Margarita Locano.
Sinopse - Viridiana, às vesperas de fazer os últimos votos para se tornar freira,visita o tio, um rico proprietário de terras.
Excitado pela semelhança da jovem com sua falecida esposa, ele resolve violá-la mas tomado pelo remorso, ele desiste e se suicida, deixando Viridiana como co-herdeira ao lado de seu filho.Com a intenção de melhorar o mundo,Viridiana acolhe um grupo de mendigos mas suas boas intenções acabam em desastre para seu próprio prejuízo.
Curiosidades - Prêmio de Palma de Ouro em Cannes.
- Sua exibição foi proibida durante muitos anos na Espanha.
- Na verdade o filme é uma ácida crítica à igreja católica por sua adesão ao regime ditador de Franco.
Comentário - Repleto de elementos surrealistas, o filme expõe as loucuras da natureza humana e insinua que os auxílios da igreja aos necessitados são movidos por mero sentimento de culpa.
A cena em que os mendigos fazem uma releitura da "santa ceia " de Da Vinci é inesquecível.
Nota - 9,5
Surrealismo
Jean Cocteau descreveu o cinema como "um sonho que não é contado, mas sonhado por todos nós ao mesmo tempo juntos". Ou seja coerente com o conceito de arte surrealista como "automatismo psiquico": um jogo livre da mente e sub-consciente, expressando o irracional, a neurose, o caótico.
Dalí e Buñuel fizeram juntos A Idade do Ouro e Um Cão Andaluz que tem uma das imagens mais marcantes da história do cinema: um olho sendo cortado por uma navalha.
Buñuel foi o grande surrealista do cinema com sua mordaz comicidade, mostrou seu ideário antiburguês e anticlerial.
Jean Cocteau mesmo se afastando dos surrealistas, tem em seus filmes, O Sangue de um Poeta e O Testamento de Orfeu, o uso de imagens oníricas de movimento.
Há elementos surrealista em filmes como O Diabo a Quatro de Léo McCarey em que o comportamento dos irmãos Marx beira a espontaneidade.
Roy Anderson, David Lynch e Spike Jonze são outros diretores diretamente influenciados pelo surrealismo.
Algumas características do surrealismo são: irracionalidade, erotismo, sonhos, imagens espelhadas e uma narrativa não linear.
Um Cão Andaluz
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