Vá e Veja - Elem Klimov + Cinema Russo

Vá e Veja - Elem Klimov


Postado em 27/9/2011 
                             

Idi i Smotri - União Soviética - 1985

Direção - Elem Klimov

Roteiro - Elem Klimov (roteiro), Ales Adamovich (roteiro e histórias).

Gênero - guerra - drama

Duração - 142 minutos

Elenco - Aleksei Kravchenko, Olga Mironova, Liubomiras Lauciavicius, Vladas Bagdonas.

Sinopse - Durante a Segunda Guerra Mundial, um menino da Bielo-Rússia deixa seu vilarejo na zona rural próxima da fronteira polonesa para se juntar aos partisans, movimento clandestino que lutava contra os invasores nazistas. Ele se perde de sua unidade e tem de voltar para casa, só para descobrir que todo o vilarejo foi massacrado, com os corpos empilhados em uma fazenda.

Comentários - Com cenas impactantes, como a vaca agonizante ou quando o garoto perde a audição após o bombardeio alemão, o filme traz uma mensagem anti-bélica como a maioria dos filmes do gênero, porém, nesse filme não há heróis, há apenas vítimas, como em toda guerra.

Nota - 9


                             




Cinema Russo


Antes da revolução, foram realizados poucos filmes interessantes, uma vez que a censura czarista proibia temas contemporâneos e até a I Guerra Mundial, o mercado era dominado por filmes estrangeiros.
Após a Revolução Russa houve um florescimento cultural no país e diretores como Sergei Eisenstein, Dziga Vertov e Aleksandr Dovjenko. Surgiram filmes como "O Encouraçado Potemkin"(1925), com a memorável sequência na escadaria de Odessa, "Outubro"(1928)sobre a revolução de 1917, ambos de Eisenstein. Pudovkin, também retrata a revolução em "O Fim de São Petersburgo"(1927). Vertov dedica-se a documentários, que culminam em "O Homem com uma Câmera"(1929). Esse rico período chega ao fim tragicamente com o rígido regime de Stálin. Dos poucos longas da época, "Ivan, o Terrível" foi feito em duas partes, uma aprovada por Stálin, a outra foi banida e lançada apenas em 1958.
Após a morte de Stálin em 1953, o cinema voltou a ser produzido, mas ainda sob censura do Estado. Mesmo assim, "Quando Voam as Cegonhas"(1953) de Mikhail Kalatozov, foi eleito Melhor Filme em Cannes. A partir de meados dos anos 60, a relativa liberdade de expressão proporcionou obras como "A Infância de Ivan"(1962) e "Guerra e Paz"(1966) de Sergei Bondarchuck.
Em 1979, "Moscou não Acredita em Lágrimas", vence o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Após a queda do comunismo, filmes como "O Ladrão"(Pavel Chukhrai,1997); "Arca Russa"(Aleksandr Sokurov, 2002); "O Retorno"(Andrei Zvyagintsev) e "Vá e Veja" (Elem Klimov,1985), fazem o cinema russo voltar à elite cinematográfica.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks