Tropa de Elite - José Padilha + Wagner Moura

Tropa de Elite - José Padilha


Postado em 2/10/2011 



Tropa de Elite  -  Brasil  -  2007

Direção - José Padilha

Roteiro - José Padilha, Bráulio Mantovani, Rodrigo Pimentel.

Gênero - policial - drama

Duração - 115 minutos

Elenco - Wagnar Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz, Maria Ribeiro.

Sinopse - No Rio de Janeiro de 1997, Nascimento é um capitão do BOPE, a Tropa de Elite da Polícia Militar. Ele é indicado para comandar uma operação que combaterá o tráfico de drogas no morro do Turano. Isso porque o Papa visitará o país e vai dormir uma noite na casa do cardeal-arcebispo perto dali. Chefiando uma missão que lhe parece absurda, Nascimento procura um substituto. É quando os policiais Neto e Matias entram para a corporação. O primeiro se destaca pela coragem, o segundo pela inteligência e ambos pela honestidade. Se pudesse reunir todas essas qualidades num homem só já teria achado o seu candidato.

Curiosidades   - Urso de Ouro no Festival de Berlin.
                      - Tropa de Elite era originalmente um projeto de documentário, derivado de Ônibus 174 (2002), tendo o BOPE como tema principal.
                       - Para preparar o filme José Padilha trabalhou dois anos em investigações com a colaboração do BOPE, psiquiatras da PM e ex-traficantes.
                      - Em novembro de 2006 traficantes do morro Chapéu Mangueira, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralisadas por cerca de duas semanas.
                      - Após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.
                     - Seguido por Tropa de Elite 2 (2010).

                                                                                                     "Você é um fanfarrão!"


Comentário - Assim como "Batman - The Dark Knight", o filme funciona tanto como entretenimento quanto como filme de reflexão social. Tecnicamente o filme é muito bem feito com um realismo impressionante, tanto no roteiro, locações e interpretações, principalmente a grande atuação de Wagner Moura. Padilha atira para todos os lados, critica o governo, a classe média, a polícia e o tráfico de drogas. Muita gente criticou o filme chamando-o de fascista e etc, mas o que foi mostrado é apenas a realidade e a realidade sempre deve ser mostrada. Gostem ou não do filme, ninguém pode negar que a estória do Capitão Nascimento gerou polêmica, desde a questão da pirataria, afinal o filme já era campeão de vendas piratas antes mesmo de sua estréia no cinema, como questões do financiamento do tráfico pela classe média e alta. E esta polêmica toda, fez a sociedade discutir o filme e suas temáticas e, é sempre melhor ver a sociedade discutir um filme que nos faz refletir do que ver a sociedade discutir os vazios realitys shows.

Nota - 9



                                                                                             






Wagner Moura


  Wagner Moura nasceu na cidade de Rodelas, Bahia, em 27 de junho de 1976.
Ainda criança, viu a sua cidade natal ficar submersa por causa de uma inundação causada por uma barragem de um rio. Fundou-se, então, a cidade de Nova Rodelas, onde ele viveu até a adolescência.
Na adolescência, já em Salvador,era muito tímido e tinha o apelido de "OVNI" e por essa razão, uma amiga o levou ao teatro,convite que ele aceitou para tentar ficar menos tímido. No teatro, encontrou amizades que foram fazendo com que ele se libertasse aos poucos da timidez. Ao lado de atores como Lázaro Ramos e Vladmir Brichta fundou a Companhia de Teatro da Bahia.
Formou-se em jornalismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e chegou a se dividir entre peças teatrais e o trabalho como jornalista.
No cinema começou com os curtas "Pop Killer", de Victor Mascarenhas, e "Rádio Gogó", de José Araripe Jr. Seu primeiro longa foi "Sabor da Paixão", da venezuelana Fina Torres, no qual fazia uma pequena participação.
Principais filmes:  "Sabor da "Paixão"; "Abril Despedaçado"; "Nina"; "O Caminho das Nuvens"; "Deus é Brasileiro"; "Tropa de Elite"; "Carandiru"; "Cidade Baixa"; "A Maquina"; "As Três Marias"; "Ó Paí Ó"; "Saneamento Básico"; "Romance"; "Tropa de Elite 2 "; "Vips",  "O Homem do Futuro", "A Busca", "Elysium", "Serra Pelada" e "Praia do Futuro".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks