Tartarugas Podem Voar - Bahman Ghobadi + Cinema Iraniano
Tartarugas Podem Voar - Bahman Ghobadi
Postado em 12/9/2011
Lakposhtha Hâm Parvaz Mikonand - Irã/Iraque/França - 2004
Direção - Bahman Ghobadi
Roteiro - Bahman Ghobadi
Gênero - drama - guerra
Duração - 95 minutos
Elenco - Soran Ebrahim, Avaz Latif, Saddam Hossein Feysal, Hiresh Feysal Rahman.
Sinopse - Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia, pouco antes do ataque americano, os moradores buscam uma antena parabólica para poder ter notícias via satélite. Um garoto mutilado que vem de outra vila com sua irmã e filho, prevê que a guerra esta cada vez mais perto.
Curiosidades - As crianças que atuam no filme, são refugiadas na vida real.
Comentário - O filme mostra com muita sensibilidade, os dramas das crianças que precisam amadurecer precocemente devido à guerra, algumas perderam seus pais, outras foram mutiladas pelas minas enquanto outra foi mãe antes dos 15 anos por ter sido estuprada. É uma estória triste, porém de grande emoção. Indicado para aqueles que têm preconceito e acham que o cinema iraniano é chato.
Nota - 9,5
Cinema Iraniano
Surgiram diretores como Mohsen Makhmalfab, Majid Majidi, Abbas Kiarostami, Asghar Fahadi, Jafar Panahi,Bahman Ghobadi, entre outros.
É lamentável que muitas vezes o cinema iraniano é tido como chato ou cansativo. Lamentável não só por essa fama injusta, mas também pela falta de sensibilidade dessas pessoas que acostumadas com filmes holywoodianos, não enxergam a beleza e reflexão dos filmes iranianos.
Comentários
Postar um comentário