Soul Kitchen - Fatih Akin + Biografia

Soul Kitchen - Fatih Akin 


Postado em 2/10/2011
                               


Soul Kitchen  -  Alemanha  -  2009

Direção - Fatih Akin

Roteiro - Fatih Akin, Adam Bousdoukos.

Gênero - comédia

Duração - 99 minutos

Elenco - Adam Bousdoukos, Moritz Bleibtreu, Birol Ünel, Anna Bederke.

Sinopse - Depois de sua namorada o trocar por um emprego em Shanghai, a vida de Zinos, dono do restaurante Soul Kitchen, entra em crise e decide vender o estabelecimento. Nas três semanas antes de fechar as portas, mudanças repentinas começam a acontecer: o novo chef cozinha o que ele sempre quis fazer, um novo DJ agita o espaço levando os clientes a dançarem depois das refeições, artistas passam a exibir seus trabalhos e todos estão gostando. Rumores sobre o cult Soul Kitchen se espalham por Hamburgo. Zinos percebe que é bobagem vender o restaurante, mas talvez seja tarde demais.

Curiosidades - Prêmio especial do juri no Festival de Veneza.

Comentário - Uma comédia que retrata o choque cultural e as questões do capitalismo, onde a especulação rende mais dinheiro do que o trabalho. Tudo feito com muito humor e sem pudor em assumir o pastelão em alguns momentos. A trama gira em torno da gastronomia, com pitadas de romance, personagens cativantes e regada a uma trilha sonora contagiante.

Nota - 8,5



                                                                                              





Fatih Akin


  Diretor nascido em Hamburgo no dia 25 de agosto de 1973, filho de pais turcos, considerado um dos grandes nomes do cinema alemão. Fatih Akin começou sua carreira querendo ser ator, mas era constantemente vetado por produtores, que só o empregavam em papéis estereotipados de criminosos turcos. Frustrado com a situação, o jovem estudante da Escola Superior de Belas-Artes de Hamburgo resolveu escrever suas próprias histórias. Foi aí que surgiu a idéia do roteiro de seu primeiro longa – "Rápido e Indolor" – inspirado no relato de um de seus grandes ídolos: o cineasta Martin Scorsese. E se tornou conhecido em toda a Alemanha.
Em 2004 fez "Contra a Parede" que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, tornando-o mundialmente conhecido. Em 2005 realizou o documentario "Atravessando a Ponte : O Som de Istambul" sobre a essência da música de Istambul. Em 2007, "Do Outro Lado", drama que mostra a perda, o luto e o perdão, venceu como Melhor Roteiro no Festival de Cannes, Em "Soul Kitchen"(2009) , Fatih Akin mostra que também sabe fazer comédias, seus filmes sempre retratam os choques de culturas e, é considerado um dos cineastas mais promissores da atualidade. Seus filmes seguintes são: "Tschick"(2016) e "Em Pedaços"(2017). Em 2019, lançou "O Bar Luva Dourada", baseado na história real de um psicopata.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks