Segunda-feira ao Sol - Fernando León de Aranoa + Javier Bardem
Segunda-feira ao Sol - Fernando León de Aranoa
Postado em 12/9/2011
Los Lunes al Sol - Espanha - 2002
Direção - Fernando León de Aranoa
Roteiro - Fernando León de Aranoa, Ignacio del Moral.
Gênero - drama - comédia
Duração - 113 minutos
Elenco - Javier Bardem, Luis Tosar, José Angel Egidio, Enrique Villén,Aida Folch.
Sinopse - Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa, um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.
Curiosidades - Melhor filme do Festival de Gramado
- Vencedor de 5 Goyas, inclusive melhor filme e diretor.
- A chamada do filme diz "não é um filme baseado em um caso real, mas em milhares".
Comentário - Um filme sensível e envolvente, que mostra de maneira convincente as situações tristes ou divertidas do grupo de desempregados.. As atuações de Bardem e Luis Tosar , dois grandes talentos do cinema espanhol atual, são outro ponto alto do filme. Indicado para aqueles que só conhecem o cinema espanhol contemporâneo através de Almodóvar.
Nota - 9
Javier Bardem
Javier Ángel Encinas Bardem, nasceu em Las Palmas de Gran Canária, Espanha em 1 de março de 1969.
Filho da atriz renomada Pilar Bardem, estudou pintura e jogou rugby pela seleção espanhola antes de seguir a carreira de ator.
Se destacou pela interpretação em "Carne Trêmula" de Pedro Almodóvar em 1997. Pelo filme "Antes do Anoitecer" , ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza e teve sua primeira indicação ao Oscar.
Em 2003 ganhou o Goya de melhor ator por "Segunda-feira ao Sol", onde na premiação, fez um protesto contra a invasão do Iraque pelos EUA. No ano seguinte venceu novamente o Festival de Veneza por "Mar Adentro".
Em 2008, recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante por "Onde os Fracos Não Têm Vez". Em 2010 ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por "Biutiful", filme que também lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.
Principais filmes: As Idades de Lulu; Jamón,Jamón; O Amante Bilingue; Carne Trêmula; Antes do Anoitecer; Entre as Pernas; Guerrilha sem Face; Colateral; Mar Adentro; Segunda-feira ao Sol; Onde os Fracos Não Têm Vez; O Amor Nos Tempos do Cólera; Sombras de Goya; Vicky,Cristina,Barcelona; Comer.Rezar,Amar; Biutiful; O Conselheiro do Crime e Mãe! .
Comentários
Postar um comentário