Parente é Serpente - Mario Monicelli + Biografia

Parente é Serpente - Mario Monicelli 


Postado em 29/9/2011 
                             

Parenti Serpenti  - Itália - 1992

Direção - Mario Monicelli

Roteiro - Piero de Bernardi, Mario Monicelli (escritores), Carmine Amoroso (roteiro e argumento), Suso Cecchi D´Amico (roteiro).

Gênero - comédia - drama

Duração - 105 minutos

Elenco - Tommaso Bianco, Renato Ceccheto, Marina Confalone, Alessandro Haber, Cinzia Leone.

Sinopse - Durante a festa de Natal da família Colapietro, a alegria é interrompida quando a matriarca declara que ela e seu marido estão muito velhos para ficarem morando sozinhos na casa. Comunica, então, que vai pôr a casa à venda e morar com um dos filhos. Mas, é claro, nenhum deles quer dar abrigo aos pais, e o que era para ser apenas mais uma ceia de Natal acaba se tornando uma grande confusão, de consequências tragicômicas.

Comentário - Mais uma deliciosa comédia do mestre Monicelli, recheada de ironia e humor-negro, o filme mostra as divergências familiares no melhor estilo da comédia italiana e brinca com as mazelas humanas, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre as consequências da velhice.

Nota - 8,5
                          






Mario Monicelli


  15 de maio de 1915 - 29 de novembro de 2010.
Considerado o mestre da comédia italiana, Monicelli estreou na direção junto com Steno em 1949 no filme "Totó cerca Casa", já mostrando seu particular estilo narrativo, simples, mas eficaz e funcional, livre de firulas e virtuosismos.
A colaboração dos dois diretores resulta frutuosa, e dirigem oito filmes em quatro anos, dentre os quais os célebres "Policia e Ladrão" (1951) e "Totò a colori" (1952).
Em 1953 inicia o trabalho solo, continuando sua fecunda atividade cinematográfica, que lhe permite o contato com muitos outros cineastas.
Em 1959 seu filme "A Grande Guerra" ganhou o Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza, rendendo ainda sua primeira indicação ao Oscar. A segunda viria em 1963, com  "Os Companheiros".
Diversos outros filmes merecem destaque, em sua longa carreira, onde trabalhou com os maiores atores da Itália, desde Totò, Aldo Fabrizi, Vittorio De Sica, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Anna Magnani, Alberto Sordi, Nino Manfredi,, Monica Vitti, Giancarlo Giannini, Philippe Noiret, Giuliano Gemma, Stefania Sandrelli, Gian Maria Volonté.
Em 29 de novembro de 2010, internado no Hospital San Giovanni, em Roma, devido a um câncer de próstata em fase terminal, Monicelli se suicidou, atirando-se do quarto andar do edifício, onde curiosamente seu pai também havia se suicidado em 1946.
Principais filmes : "Guardi e Ladri"(1951); "O Médico e o Charlatão"(1957); "A Grande Guerra"(1959); "Boccaccio 70"(1962); "Os Companheiros"(1963); "Casanova 70"(1965); "O Incrível Exército de Brancaleone"(1966); "Brancaleone nas Cruzadas"(1970); "Mortadela"(1971); "O Pequeno Burguês"(1971); "Os Novos Monstros"(1977); "Meus Caros Amigos"(1975); "Quinteto Irreverente"( 1982); "As Duas Vidas de Mattia Pascal" (1985); e "Parente é Serpente" (1992).








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks