O Homem Elefante - David Lynch + Biografia
O Homem Elefante - David Lynch
Postado em 10/10/2011
The Elephant Man - EUA - 1980
Direção - David Lynch
Roteiro - Christopher De Vore, David Lynch, Eric Bergren (roteiro), Sir Frederick Treves, Ashley Montagu (livro).
Gênero - drama
Duração - 124 minutos
Elenco - John Hurt, Anthony Hopkins, Anne Bancroft, John Guielgud.
Sinopse - A história de John Merrick, um cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves, o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade. Neste momento da sua vida Sra. Kendal, uma grande atriz, foi bem importante para Merrick, que por motivos óbvios tinha um grande problema em ver seu rosto A. Sra. Kendal soube como poucos fazer Merrick recuperar sua auto-estima, pois ela era realmente uma amiga dele, enquanto alguns membros da sociedade londrina iam visitá-lo só por "estar na moda". Mas por ter dois "anjos da guarda", Treves e Kendal, o drama de Merrick sensibilizou até a coroa britânica, que pediu que Merrick fosse amparado para sempre, pois haviam pessoas que eram contra a sua permanência no hospital, pois ele era um caso incurável.
Curiosidades - O verdadeiro nome do Homem Elefante era Joseph Merrick, e não John Merrick. A troca de Joseph por John foi feita por Frederick Treves em seus manuscritos, por motivos desconhecidos.
- O diretor Mel Brooks foi um dos produtores executivos de "O Homem-Elefante", tendo sido o responsável pela contratação de David Lynch e pela decisão em filmar em preto e branco. Entretanto, para evitar que o público considerasse que o filme fosse uma sátira pela simples presença de seu nome, Brooks pediu que não estivesse presente nos créditos do filme.
- A maquiagem do Homem Elefante levava 12 horas para ser feita a cada vez que era aplicada em John Hurt.
"Eu não sou um animal! Eu sou um ser humano! Eu sou um homem!"
Comentário - O filme começa com um clima de terror, mantendo o suspense até mostrar o rosto do homem elefante.Mas depois o que vimos é um drama comovente e humanista que mostra que julgar pela aparência é uma ignorância das mais comuns do ser humano. Com uma bela fotografia em preto e branco e magistrais atuações dos atores centrais.
Nota - 10
David Lynch
Desenvolveu seu próprio estilo cinematográfico, que foi chamado de "Lynchiano", que é caracterizado por imagens de sonhos e meticuloso desenho sonoro. Na verdade, o surreal e, em muitos casos, os elementos violentos de seus filmes lhes deram a reputação de "perturbar, ofender ou mistificar" seus públicos.
Produziu seu primeiro filme, o terror surreaslita "Eraserhead" (1977). Depois de Eraserhead se tornar um clássico cult no circuito de filmes da meia noite, Lynch foi contratado para dirigir "O Homem Elefante" (1980), a partir do qual ele conseguiu sucesso comercial. Depois de ser contratado pela De Laurentiis Entertainment Group, ele procedeu para fazer mais dois filmes: o épico de ficção científica "Duna" (1984), que foi um fracasso de crítica e bilheteria, e o filme de crime neo-noir "Veludo Azul", que foi muito aclamado.
Em 1990, fez um filme de estrada, "Coração Selvagem", e um filme de família, "A História Real" (1999), no mesmo período. Se virando mais profundamente para o surrealismo, três de seus filmes seguintes trabalharam na estrutura não-linear da "lógica do sonho", "A Estrada Perdida" (1997), "Cidade dos Sonhos (2001) e "Império dos Sonhos" (2006).
Comentários
Postar um comentário