O Falcão Maltês - John Huston + Como Reconhecer um Filme Noir

O Falcão Maltês - John Huston


Postado em 11/9/2011 



The Maltese Falcon - EUA - 1941

Direção - John Huston

Roteiro - John Huston (roteiro), Dasshiell Hammett (romance).

Gênero - policial

Duração - 101 minutos

Elenco - Humphrey Bogart, Mary Astor, Peter Lorre, Sydney Greenstreet.

Sinopse - Sam Spade é um detetive particular contratado por uma mulher misteriosa,envolvida com um homem misterioso. Ao contar sua historia, Sam percebe que ela está mentindo e quando seu parceiro é assassinado, descobre estar envolvido numa trama em busca de uma estatueta de falcão com jóias em seu interior.Agora ele terá que desvendar todo o mistério por trás disso.

Curiosidades    - Filme que inaugurou o estilo noir.
                       - Adaptação do romance policial de Dashiell Hammett
                       - Estréia de John Huston como diretor.
                       - Levou Humphrey Bogart ao estrelato.
                       - É a terceira filmagem da história as anteriores foram em 1931 e 1936.

Comentário - Huston filma de maneira caprichada, planejando detalhadamente as tomadas de cena e mantendo os diálogos originais de Hammett. O filme mantem o clima de suspense sem cair o ritmo e as caracteristicas noir revolucionaram o cinema.

Nota - 9


                                                               "É do mesmo material de que são feitos os sonhos".




                                                                   





Como Reconhecer um Filme Noir



1- Narração em primeira pessoa, com o protagonista relatando suas impressões sobre outros personagens ou reconstituindo a história por meio de flash-backs. Estes relatos geralmente contam com cinismo e humor negro.

2- Fotografia contrastada em preto-e-branco com ambientes pouco iluminados e muitas sombras.

3- Mulheres fatais,sedutoras e nada confiáveis.

4- Tramas complexas,muitas vezes confusas.Com personagens angustiados e traições sempre frequentes no enredo.

5- Não há justiça. Quando ocorre é casual.

6- Ênfase na ação psicológica e não em perseguições ou tiroteios.

7- Alguém sempre morre no final ou em muitas vezes, antes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks