O Carteiro e o Poeta - Michael Radford & Massimo Troisi + Philippe Noiret
O Carteiro e o Poeta - Michael Radford & Massimo Troisi
Postado em 23/9/2011
Il Postino - Itália/França/Bélgica - 1994
Direção - Michael Radford, Massimo Troisi
Roteiro - Massimo Troisi, Pablo Neruda, Michael Radford, Furio Scarpelli, Giacomo Scarpelli, Antonio Skármeta, Anna Pavignano.
Gênero - drama - romance
Duração - 123 minutos
Elenco - Massimo Troisi, Philippe Noiret, Maria Grazia Cucinotta, Renato Scarpa.
Sinopse - Em uma isolada ilha do Mediterrâneo, o poeta Pablo Neruda se exila por razões políticas, e acaba fazendo amizade com o carteiro quase analfabeto que é também seu fã. Uma grande amizade surge entre os dois, até o poeta tentar ajudar o pobre carteiro a conquistar seu amor de verdade.
Curiosidades - Oscar de melhor trilha sonora.
- O diretor e ator Massimo Troisi estava doente do coração e faleceu doze horas após completar sua última cena.
- O filme é baseado em fatos reais.
- Prêmio do público na Mostra Internacional do Cinema.
Comentário - O filme é uma poesia, filmado numa cidadezinha italiana com belíssimas locações e uma fotografia sublime; uma trilha sonora saborosa, interpretações irretocáveis de Troisi e Noiret, além da beleza de Cucinotta. Soma-se a tudo isso uma estória de amor e amizade, regada à poesia de Neruda.
Nota - 9
"A poesia não é de quem a escreve, mas de quem usa."
Philippe Noiret
Começou como ator de teatro e cabaré nos anos 50. Em 1953, foi convidado pela diretora Agnes Vardá para atuar no cinema e partir daí, foram muitos filmes, atuando em mais de 150.
Noiret foi contemplado com dois prêmios César de melhor ator, em 1976 por "O Velho Fuzil", de Robert Enrico, e em 1990 por "A Vida e Nada Mais", de Bertrand Tavernier, um de seus parceiros mais freqüentes.
Ficou mais popular após os 60 anos por suas atuações em "Cinema Paradiso" e "O Carteiro e o Poeta". Trabalhou com vários diretores renomados como Hitchcock em "Topázio"; Mario Monicelli em "Meus Caros Amigos" e "Quinteto Irreverenta"; Louis Malle em "Zazie no Metrô"; Valério Zurlini em "O Deserto dos Tártaros"; Ettore Scola em "A Familia" e Marco Ferreri em "A Comilança" e "Não Toque na Mulher Branca". Seu último filme foi "Pai e Filhos" de 2003.
Faleceu em Paris ao 76 anos, vítima de câncer no dia 23 de novembro de 2006.
Comentários
Postar um comentário