Metrópolis - Fritz Lang + Biografia
Metrópolis - Fritz Lang
Postado em 27/9/2011
Metropolis - Alemanha - 1927
Direção - Fritz Lang
Roteiro - Fritz Lang, Thea von Harbou.
Gênero - ficção científica - drama
Duração - 119 minutos
Elenco - Alfred Abel, Gustav Fröhlich, Brigitte Helm, Rudolf Klein-Rogge.
Sinopse - Em 2026 a população mundial se divide entre uma elite que vive em cidades suntuosas e a massa de operários que sofre nas profundezas dos subterrâneos. Mas o filho do dirigente máximo, se revolta e ao lado da moça que lidera os trabalhadores, tenta mudar o sistema.
Curiosidades - O filme demorou 310 dias para ser completado, numa época em que os filmes eram feitos em média em 1 semana.
- A atriz Brigitte Helm, arriscou a vida em sets altíssimos e quase foi queimada viva na sequência da fogueira.
- A primeira versão de Metrópolis tinha mais de três horas de duração, mas se perdeu.
- O filme impressionou tanto a Hitler que Lang foi sondado para assumir a tarefa de gerir o cinema nazista. Assim, Lang se exilou nos EUA onde permaneceu até o final dos anos 50.
Comentário - Com a estética do Expressionismo Alemão, Metrópolis é um filme revolucionário, pode ser considerado a primeira ficção-científica e a primeira super-produção do cinema com cenários imensos, centenas de figurantes e efeitos especias revolucionários para a época. A cidade com acentuadas formas geométricas foi inspirada em Nova York quando Lang viajou aos EUA um ano antes de realizar o filme. O filme é uma crítica à exploração dos trabalhadores e sua estética influenciou vários filmes como "Blade Runner" e "Batman".
Nota - 9,5
Fritz Lang
Antigo estudante de arte e arquitetura e oficial do exército austro-húngaro na Primeira Guerra, a carreira deste expoente do Expressionismo Alemão divide-se em duas fases: alemã e americana.
Na Alemanha realizou filmes como: "Dr. Mabuse, o Jogador"(22); "M, o Vampiro de Dusseldorf"(31), "O Testamento do Dr. Mabuse"(33), "A Mulher na Lua"(29) além de "Metrópolis"(27).
Nos EUA, foi autor de diversos trabalhos que o tornaram um dos mestres do cinema noir, como "O Segredo da Porta Cerrada"(48); "O Diabo Feito Mulher"(51); "Os Corruptos"(53) e "Os Mil Olhos do Dr. Mabuse"(60).
Sua última aparição pública, foi no filme de Godard, "O Desprezo" em que atuou como ator.
Comentários
Postar um comentário