Jules e Jim - François Truffaut + Nouvelle Vague
Jules e Jim - François Truffaut
Postado em 8/9/2011
Jules et Jim - França - 1962
Direção - François Truffaut
Roteiro - François Truffaut (roteiro e diálogos), Jean Grualt (roteiro e diálogos), Henri-Pierre Roché (romance).
Duração - 104 minutos
Gêneros - romance - drama
Elenco - Jeanne Moreau,Oskar Werner,Henri Serre.
Sinopse - Jules é retraido e introspectivo,culto e inteligente,seu amigo Jim é bem humorado e extrovertido. Os dois conhecem Catherine uma mulher livre e apaixonada pela vida.Ambos se apaixonam por ela vivendo uma amizade e um amor platônico.
Curiosidades - No filme de Godard "Uma Mulher é Uma Mulher" lançado anteriormente,o personagem de Jean-Paul Belmondo encontra com Jeanne Moreau num café e pergunta: Como estão Jules e Jim?
Comentários - O filme é uma celebração ao amor e mostra a personagem de Jeanne Moreau, à procura da felicidade, mesmo tendo que passar por guerra,nazismo e os percalços cotidianos.
Nota - 9,5
Nouvelle Vague
Esses filmes tinham como elementos em comum, o uso de câmeras mais leves,som direto,luz natural,experimentação com o espaço e tempo filmicos,roteiros episódicos e narrativas desconstruidas,citações à literatura e filmes,autorreflexão,postura existencial diante do comportamento humano.
Entre 1959 e 1960, estrearam como diretores Jean-Luc Godard (Acossado),François Truffaut (Os Incompreendidos),Jacques Rivette (Paris nos Pertence),Claude Chabrol ( Nas Garras do Vício),Eric Rohmer (O Signo do Leão) e Alain Resnais (Hiroshima,Meu Amor).
Os métodos e temas da Nouvelle Vague influenciaram o cinema de outros países como Japão,Reino Unido,Tchecoslováquia e até o Brasil com o grupo do Cinema Novo.
Comentários
Postar um comentário