Gran Torino - Clint Eastwood + Biografia
Gran Torino - Clint Eastwood
Postado em 21/9/2011 em 08:44 PM arquivado em Filmes Década de 2000
Gran Torino - EUA/Austrália - 2008
Direção - Clint Eastwood
Roteiro - Nick Schenk (argumento e roteiro), Dave Johannson (argumento).
Gênero - drama - policial
Duração - 116 minutos
Elenco - Clint Eastwood, Cory Hardrict, Geraldine Hughes, Brian Haley.
Sinopse - Walt Kowalski é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro. Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao, seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue, mãe de Thao, que insiste que deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo.
Curiosidades - César de melhor filme estrangeiro
- Os atores hmong foram selecionados em comunidades de Detroit, no Michigan; Saint Paul, em Minnesota; e Fresno, na Califórnia. Nenhum deles, com exceção de Doua Moua, já havia atuado em um filme.
- A canção "Gran Torino" é apresentada nos créditos finais, sendo cantada por Clint Eastwood e Jamie Cullum. Esta versão consta apenas no filme, já que na trilha sonora Eastwood foi substituído por Don Runner.
Comentário - Eastwood é como um bom vinho que fica melhor conforme amadurece e "Gran Torino" é prova disto. Com direção e atuação impecáveis do velho Clint, o filme retrata as amarguras que os percalços da vida nos causam, o preconceito daquilo que desconhecemos e como um ato casual pode mudar nossas vidas. Obra-prima de Eastwood, que ele continue na ativa por mais algumas décadas.
Nota - 9
Clint Eastwood
Iniciou no cinema como ator, dirigido por Sergio Leone na "Trilogia dos Dólares", continuou sua carreira de ator interpretando pistoleiros do velho oeste e tiras durões das metrópolis norte americanas.
Na década de 70 começou a dirigir filmes como "Perversa Paixão", "Josey Walles" e "Impacto Fulminante". Mas foi com a maturidade que se tornou um grande ator e principalmente diretor. Em 1987 retratou a vida do músico Charlie Parker em "Bird" e a partir daí surgiram seus grandes filmes. O faroeste "Os Imperdoáveis"; o romance "As Pontes de Madison"; o suspense "Sobre Meninos e Lobos"; o drama "Menina de Ouro"; os filmes que retratam a Segunda Grande Guerra: "A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima" , além de "Gran Torino", "Invictus", "Além da Vida", "J.Edgar", "Sniper Americano", "Jersey Boys: Em Busca da Música" e "Sully - O Herói do Rio Hudson".
Comentários
Postar um comentário