Durval Discos - Anna Muylaert + Trilhas Sonoras Brasileiras
Durval Discos - Anna Muylaert
Postado em 6/10/2011
Durval Discos - Brasil - 2002
Direção - Anna Muylaert
Roteiro - Anna Muylaert
Gênero - comédia - suspense
Duração - 96 minutos
Elenco - Ary França, Etty Fraser, Marisa Orth, Leticia Sabatella, Isabela Guasco, Rita Lee, André Abujamra.
Sinopse - Durval e sua mãe Carmita vivem há muitos anos na mesma casa onde funciona a loja Durval Discos, que já foi muito conhecida no passado mas hoje vive uma fase de decadência devido à decisão de Durval em não vender CDs e se manter fiel aos discos de vinil. Para ajudar sua mãe no trabalho de casa Durval decide contratar uma empregada. O baixo salário acaba atraindo Célia, uma estranha candidata que chega junto com Kiki , uma pequena garota. Após alguns dias de trabalho Célia simplesmente desaparece, deixando Kiki e um bilhete avisando que voltaria para buscá-la dentro de 3 dias. Durval e Carmita ficam surpresos com tal atitude, mas acabam cuidando da garota. Até que, ao assistir o telejornal, mãe e filho ficam cientes da realidade em torno de Célia e Kiki.
Curiosidades - Melhor filme no Festival de Gramado.
- A garotinha Isabela Guasco, é filha da diretora Anna Muylaert e de André Abujamra.
"Tudo na vida tem um lado A e um lado B."
Comentário - O filme já começa de maneira criativa, com os créditos estampados em placas de ruas e comércios da região da Teodoro Sampaio, ao som de "Mestre Jonas" durante um passeio de skate. A partir daí, vemos um filme que como no bom e velho LP, tem um lado A e um lado B. A primeira parte do filme é uma comédia de costumes, com um humor "alto astral" e momentos de ternura proporcionados pela garotinha Kiki. Já na segunda parte, o filme entra num clima de suspense psicológico com momentos surreais. A grande atuação do elenco e a trilha sonora de bom gosto, são pontos altos em "Durval Discos".
Nota - 9
10 trilhas sonoras made in Brazil
Durval Discos - Clássicos da MPB como "Que Maravilha"- Jorge Ben; "Maracatu Atômico"-Gilberto Gil; "Madalena"- Elis Regina; "Irene"- Caetano Veloso; "Ovelha Negra"- Rita Lee; "Besta é Tu"- Novos Baianos; "London London"- Gal Costa; "Pérola Negra"- Luis Melodia e outros sucessos, tornam essa trilha uma das melhores do cinema nacional.
Cidade de Deus - "Alvorada" e "Preciso Me Encontrar" - Cartola; "Azul da Cor do Mar"e "O Caminho do Bem"- Tim Maia; "Get Up I Feel Like Being Like (Sex Machine)" - James Brown; "Magrelinha" - Luis Melodia; "Metamorfose Ambulante" - Raul Seixas; "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda" - Hyldon; "Não Vem Que Não Tem" - Wilson Simonal. Musica de primeira qualidade.
Bicho de Sete Cabeças - Trilha sonora de André Abujamra e canções de Arnaldo Antunes como "Fora de Si", "O Buraco do Espelho", "Carnaval" e "O Seu Olhar", além da bela "Bicho de 7 Cabeças" composta por Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha e cantada por Zeca Baleiro.
Eu Tu Eles - Gilberto Gil homenageia o mestre Luis Gonzaga com "Juazeiro"; "Asa Branca"; "Assum Preto"; "Qui nem Jiló" e "Pau-de-Arara" entre outras, além da contagiante "Esperando na Janela".
Domésticas - Com o "fino do brega", canções de Lindomar Castilho, Jane & Herondy, Waldick Soriano, Perla e Sidney Magal. As músicas não são obras-primas mas a diversão é garantida.
Meu Tio Matou Um Cara - Destaque para "Pra Te Lembrar" com Caetano Veloso; "Barato Total" - Gal Costa e Nação Zumbi; "Se Essa Rua "- Rappin`Hood e Luciana Mello; "Suas Armas"- Pitty e a divertida "Soraya Queimada" cantada por Zéu Britto.
Bossa Nova - Clássicos da Bossa Nova como "Inútil Paisagem", "Samba de Uma Nota Só", "Àguas de Março", "Corcovado" e a versão instrumental de "Chega de Saudade".
Lisbela e o Prisioneiro - "Você Não Me Ensinou a Te Esquecer" cantada por Caetano Veloso, "A Dança das Borboletas" com Zé Ramalho e Sepultura, "Deusa da Minha Rua"- Geraldo Maia e Yamandú Costa, "O Amor é Filme"- Lirinha e "Oh Carol" com Caetano e Jorge Mautner, garantem um ecletismo de primeira qualidade.
Vinicius - "Se Todos Fossem Iguais a Você", "Insensatez"; "Valsa de Eurídice"; "Tarde em Itapoã"; "Berimbau"; "Coisa Mais Linda" e alguns dos mais belos poemas do poetinha, interpretados por grandes nomes da MPB.
Areias Escaldantes - O melhor do rock brasileiro dos anos 80, com Lulu Santos, IRA!, Ultraje a Rigor, Metrô, Capital Inicial, Lobão... Pena que só exista em raros LPs.
Comentários
Postar um comentário