Depois de Horas - Martin Scorsese
Depois de Horas - Martin Scorsese
Postado em 21/8/2012
After Hours - EUA - 1985
Direção - Martin Scorsese
Roteiro - Joseph Minion
Gênero - comédia - suspense
Duração - 97 minutos
Elenco - Griffin Dunne, Rosanna Arquette, Verna Bloom, Linda Fiorentino, Teri Garr, Cheech Marin, Tommy Chong, Will Patton.
Sinopse - Paul Hackett, um operador de computador, conhece a estranha Marcy num bar ao sair do trabalho. Acompanhando a jovem até seu apartamento no bairro Soho, ele é confundido com um criminoso e vítima de diversas situações grotescas e absurdas durante toda a madrugada.
Curiosidades - Prêmio de Melhor Diretor em Cannes.
- Martin Scorsese instruiu Griffin Dunne para evitar sexo e sono durante as filmagens para ter a paranoia do personagem ser mais realista.
- A cena de Griffin Dunne em um metrô é uma referência à sua aparição anterior no mesmo local no filme "Um Lobisomem Americano em Londres".
- A versão original do filme tinha 45 minutos a mais.
Comentário - Scorsese vinha do fracasso comercial "O Rei da Comédia" e com dificuldades de angariar dinheiro para "A Última Tentação de Cristo", quando Griffin Dunne lhe apresentou o projeto para dirigir essa pequena obra-prima pouco lembrada. O surrealismo presente no filme é digno de uma obra de Buñuel, só que numa rotina mais urbana já que Nova York é praticamente a protagonista do filme, ao lado do yuppie Paul Hackett. As situações a que o protagonista se envolvem são tão absurdas que chegam a causar ansiedade nos espectador. O humor negro refinado em meio ao descaso das pessoas perante à situações como suicídio e linchamento, chega a ser hilário, embora o filme nos faça refletir sobre a fragilidade humana.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário