Butch Cassidy - George Roy Hill + Paul Newman

Butch Cassidy - George Roy Hill 


Postado em 1/10/2011




Butch Cassidy and the Sundance Kid -  EUA  - 1969

Direção - George Roy Hill

Roteiro - William Goldman

Gênero - faroeste - comédia

Duração - 110 minutos

Elenco - Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Strother Martin, Cloris Leachman.

Sinopse - Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy e Sundance Kid, lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia juntamente com Etta, a namorada de Sundance. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranqüila.

Curiosidades   - Baseado em uma história real, até hoje não se sabe ao certo o destino de Butch Cassidy e Sundance Kid.
                      -  O diretor George Roy Hill originalmente escalou Paul Newman como Sundance Kid e Robert Redford como Butch Cassidy. Foi o próprio Redford, quem sugeriu a ele e Newman, a troca dos personagens;
                       - Newman e Redford voltariam a trabalhar juntos com George Roy Hill em 1973 no filme "Golpe de Mestre".

                                                                                                                    "Quem são esses caras?"


Comentário - Butch Cassidy talvez seja o faroeste mais divertido do cinema, com um roteiro inteligente e bem humorado, é um filme que agrada a todos, inclusive aqueles que não são muito fãs de faroeste, uma vez que há romance e dois dos maiores galãs de Hollywood no auge. Cassidy é o cérebro e brincalhão da dupla, enquanto Kid tem um lado mais obscuro e é um excelente pistoleiro, essa mistura mais o carisma dos atores dão um charme especial aos anti-heróis. A cena de Paul Newman e Katharine Ross andando de bicicleta ao som de "Raindrops Keep Falling on My Head" é das grandes cenas da sétima arte, assim como a cena final.

Nota - 9,5




                                                                                                   






Paul Newman 


   26 de janeiro de 1925 - 26 de setembro de 2008.

Muito mais que um galã, Paul Newman foi um grande ator, com interpretações e personagens inesquecíveis.
Nascido em uma família próspera de Cleveland, serviu na marinha durante a Segunda Guerra Mundial, antes de se formar em economia e estudar no Actor Studio.
Seu primeiro filme, Cálice Sagrado, de 1954, foi quase o seu último: considerou sua performance muito ruim e publicou um anúncio de página inteira num jornal pedindo desculpas a quem tivesse visto o filme.
Saiu-se muito melhor na sua segunda tentativa, em Marcado pela Sarjeta (1956), onde deu vida ao boxeador Rocky Graziano e foi aclamado pela crítica por sua grande atuação.
A partir daí, sua carreira deslanchou e se tornou um dos grandes atores do cinema norte-americano, com atuações inesquecíveis em "Rebeldia Indomável"; "Gata em teto de Zinco Quente"; "Butch Cassidy"; "Golpe de Mestre"; "Desafio à Corrupção"; "Hombre"; "O Indomado" e "A Cor do Dinheiro" onde ganhou o Oscar de melhor ator, após ter recebido um por seu conjunto da obra em 1985.
Newman também foi conhecido por seu apoio a causas políticas liberais nos EUA. Nos anos 1960, esteve bastante envolvido na campanha de candidatos democratas à Presidência.
Newman, ex-fumante inveterado, padeceu por muito tempo de câncer do pulmão. Em maio de 2008, foi afastado da direção de uma versão de Ratos e homens, baseada no livro de John Steinbeck. A doença havia sido diagnosticada pelo hospital Sloan-Kettering Cancer Centre, em Nova York.
Em agosto, após encerrar as sessões de quimioterapia contra o câncer, o ator Paul Newman foi informado de que teria poucas semanas de vida e pediu aos médicos e a seus familiares para deixar o hospital e ser levado à sua casa, em Westport, no estado americano de Connecticut, onde morreu em 26 de setembro de 2008.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks