Blade Runner - O Caçador de Andróides - Ridley Scott

Blade Runner - O Caçador de Andróides - Ridley Scott


Postado em 2/10/2011 



Blade Runner  -  EUA  - 1982

Direção - Ridley Scott

Roteiro - Philip K. Dick, Hampton Fancher, David Webb Peoples.

Gênero - ficção científica - drama

Duração - 117 minutos

Elenco - Harrison Ford, Sean Young, Daryl Hannah, Rutger Hauer, Edward James Olmos, Joanna Cassidy.

Sinopse - No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra. Até que, em 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner é encarregado de caçá-los.

Curiosidades -  Em 1992, dez anos após o lançamento de Blade Runner, o diretor Ridley Scott lançou uma versão pessoal para o filme, que contém cenas extras, a retirada da narração em off de Harrison Ford e um final bem diferente do exibido na versão original do filme.
                    - O comerciante de cobras que aparece em uma das ruas de Blade Runner possui em sua testa uma tatuagem da nave Millenium Falcon, da série Star Wars. Mas, como a tatuagem é bem pequena, apenas é possível vê-la utilizando o zoom do dvd.
                     - Em 2017 ganhou uma sequência, "Blade Runner 2049".

"Eu não sei porque ele salvou a minha vida. Talvez naqueles últimos momentos ele amava a vida que ele jamais teve. Não apenas a sua vida - a vida de ninguém, a minha vida. Tudo o que ele queria eram as mesmas respostas que o resto de nós quer. De onde foi que eu vim? Para onde vou? Quanto tempo eu tenho? Tudo que eu podia fazer era sentar lá e vê-lo morrer."
 


Comentário - Com um visual fantástico de uma Los Angeles futurista com ruas superpovoadas, iluminada por neon e uma constante chuva ácida; Blade Runner é uma ficção científica bastante complexa, com conteúdo filosófico que nos faz refletir sobre os controles que os governos exercem sobre o cidadão, a desumanização provocada pela tecnologia e a degradação ambiental. Tudo isso em um clima noir, com uma trilha sonora bastante adequada de Vangelis e um lindo cenário futurista. Atenção para o encontro final entre Deckard e Batty.

Nota - 9,5



                                                                                             




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks