Batman - O Cavaleiro das Trevas - Christopher Nolan + Batman

Batman - O Cavaleiro das Trevas - Christopher Nolan


Postado em 12/9/2011 


The Dark Knight - EUA - 2008

Direção - Christopher Nolan

Roteiro - Bob Kane (personagens), Christopher Nolan (estória e roteiro), David S. Goyer (estória), Jonathan Nola (roteiro).

Gênero - ação - policial

Duração - 142 minutos

Elenco - Christian Bale, Heath Ledger, Michael Cane, Morgan Freeman, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal,Aaron Eckhart, Cillian Murphy.

Sinopse - Após dois anos desde o surgimento do Batman, os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon e do promotor público Harvey Dent, Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Curiosidades   -  Para se preparar para o Coringa, Heath Ledger viveu sozinho em um hotel por um mês, desenvolvendo o lado psicológico, a postura e a voz do personagem. Ledger iniciou um diário, onde escrevia os pensamentos do Coringa e os sentimentos que o guiavam durante sua performance.
                      - Foi o último filme de Heath Ledger que faleceu no dia 22 de janeiro de 2008.
                      - A maquiagem do Coringa era formada por três pedaços de silicone, que levavam uma hora para serem aplicados em Heath Ledger.

Comentário - O filme funciona tanto como um filme de ação para divertimento como para um filme reflexivo, é a prova de que Holywood pode fazer filmes de entretenimento que tenha algo a dizer. Tecnicamente o filme é muito bem feito com efeitos especiais de qualidade e na dose certa, os personagens são complexos e todos têm importância e grandes momentos no filme.
Os atores também estão convincentes em seus papéis, mas quem rouba a cena é Heath Ledger que encarnou um Coringa assustador e psicopata e criou um dos melhores personagens do cinema.
Mas são as questões morais entre o bem e o mal que torna o filme especial, questões como até que ponto um justiceiro pode ser ético combatendo o crime? Harvey Dent em certo momento diz: "Ou você morre como herói, ou vive o tempo suficiente para ver a si mesmo se tornar um vilão".
O filme se passa na fictícia Gothan City, mas poderia se passar em qualquer cidade grande do Brasil, cidades em que juizes são assassinados por condenar policiais corruptos mas enquanto isso o maior veiculo de midia do país "hipnotiza" seus espectadores a se preocupar com quem matou uma "tal de Norma" na novela.
Batman e qualquer outro super-herói pode vencer batalhas contra o crime mas a não a guerra contra o crime organizado, para vencê-la, se precisa de pessoas conscientes e bem intencionadas para eleger e fiscalizar aqueles que controlam os poderes do país.
Enfim, o filme é uma discussão com muitos elementos sociais e psicológicos,mas também é um grande entretenimento.

Nota - 10

                                                                                     " Why so serious?"


                                                                   




Batman


Se você não sabe o que significa o símbolo acima, com certeza você é um alienigena e pousou na Terra esta semana.
Batman é hoje se não o maior, um dos maiores ícones da cultura pop. Criado por Bob Kane, teve sua primeira aparição na revista "Detective Comics" em maio de 1939.

Após testemunhar o assassinato de seus pais quando criança, Bruce Wayne  viaja pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate, buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado numa coisa que o amedrontava quando criança: Morcegos. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim passou a lutar contra o crime. Ao contrário de outros super-heróis, Batman não possui nenhum poder sobre-humano, usando apenas seu intelecto, tecnologia, técnicas investigatórias e seu excelente preparo físico.
Desde a década de 1930, suas histórias são publicadas em revistas em quadrinhos e desde a década de 1960 já teve mais de uma dezena de séries de desenho animado na tv.
No cinema, o Cavaleiro das Trevas já passou por várias fases. A primeira na década de 1940, onde teve duas séries, a primeira em 1943 estrelada por Lewis Wilson e a segunda em 1949, estrelada por Robert Lowery. Eram séries de filmes curtos que passavam nas matinês de cinema.
Em 1966, surgiu o filme estrelado por Adam West que deu origem a famosa série televisiva, com uma temática cômica e estilo Kitsch, a série deturpou a imagem do homem-morcego mas em contrapartida tornou o personagem muito mais popular.
Em 1989, Tim Burton dirigiu Michael Keaton em "Batman" e em "Batman - O Retorno"(1992).
Em 1995, Joel schumacher dirigiu Val Kilmer em "Batman Eternamente" e em 1997 "enterrou" a série com "Batman & Robin" onde fez de George Clooney um Batman muito parecido com o da série da década de 1960.
Christopher Nolan mostrou como se fazer um verdadeiro filme de Batman em "Batman Begins" em 2005 e se superou com "Batman - O Cavaleiro das Trevas" em 2008 e "Batman - O Cavaleiro das Trevas Resurge"  2012.
Em 2016, Ben Affleck assumiu a máscara do Vigilante de Gothan no filmes "Batman vs Superman" e em 2017 no filme "Liga da Justiça". O próximo ator a interpretar o Homem-Morcego nos cinemas, será Robert Pattison.


  Lewis Wilson           
     Robert Lowery               
                 
       
















Michael Keaton


 Val Kilmer               
            George Clooney              
    Christian Bale                         
  Ben Affleck



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks