Adeus Meninos - Louis Malle + Biografia
Adeus Meninos - Louis Malle
Postado em 23/9/2011
Au Revoir les Enfants - França/Alemanha Ocidental - 1987
Direção - Louis Malle
Roteiro - Louis Malle
Gênero - drama
Duração - 104 minutos
Elenco - Gaspard Manesse, Raphael Fejto, Francine Racette, Stanislas Carré de Malberg, Irène Jacob.
Sinopse - França, inverno de 1944, Julien Quentin é um garoto de 12 anos que estuda no colégio Sr.Jean-de-la-Croix, que enfrenta dificuldades devido a Segunda Grande Guerra. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett, um introvertido colega de classe que Julien posteriormente descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.
Curiosidades - Cesar de melhor filme.
- Leão de Ouro em Veneza.
- A história foi inspirada em um incidente presenciado pelo próprio Louis Malle em sua infância.
- Estréia de Irène Jacob no cinema.
Comentário - Malle deixou a guerra apenas como pano de fundo, para mostrar o cotidiano dos garotos que estão deixando a infância e ingressando na adolescência, suas amizades, descobertas, o relacionamento com os professores e claro, o efeito da guerra sobre eles.Tudo isso contado de maneira emocionante e genuína, uma vez que o diretor viveu esse cotidiano. Obra-prima de um grande diretor que merece ser mais reconhecido.
Nota - 10
Louis Malle
30 de outubro de 1932 - 23 de novembro de 1995.
Malle foi um diretor que fez sucesso filmando tanto na Europa como nos EUA.
Depois de estudar na Sorbonne e cursar cinema, tornou-se assistente de Jacques Costeau, co-dirigindo "Mundo do Silêncio"(56). Sua estréia como diretor não podia ser melhor com "Ascensor para o Cadafalso"(57), um suspense noir que lançou Jeanne Moreau, com quem fez também o premiado "Os Amantes"(58) e uma deliciosa comédia faroeste "Viva Maria"(65) junto com Brigitte Bardot. No início dos anos 70, retratou o incesto em "O Sopro no Coração"(71); a guerra em "Lacombe Lucien"(74), e a prostituição infantil em "Pretty Baby - Menina Bonita"(78), sua controvertida estréia nos EUA. Já "Atlantic City"(80), sobre um velho gângster fez muito sucesso. Em 1987, realizou seu melhor filme, o auto-biográfico "Adeus Meninos", destacam-se ainda "Perdas e Danos"(92) e "Tio Vanya em Nova York"(94).
Comentários
Postar um comentário