A Última Gargalhada - F.W.Murnau + Emil Jannings + Expressionismo Alemão

A Última Gargalhada - F.W.Murnau 


Postado em 11/9/2011 



Der Letzte Mann - Alemanha - 1924

Direção - F.W.Murnau

Roteiro - Carl Mayer

Gênero - drama - comédia

Duração - 77 minutos

Elenco - Emil Jannings, Maly Delschaft, Max Hiller, Emilie Kurz.

Sinopse - Um velho porteiro de um hotel de luxo, devido sua idade avançada, é transferido de função passando a ajudante de banheiro. Seu emprego de porteiro, era o maior orgulho de sua vida e agora ele se sente tão humilhado e envergonhado que se sente tentado a roubar seu velho uniforme.

Comentário - Murnau filma de uma maneira em que a câmera passeia com fluidez na relação do protagonista com o seu mundo, seguindo-o pelo hotel, as ruas do caminho de sua casa e o bairro pobre em que vive. Transforma uma estória simples num espetáculo de imagens caracteristicas do expressionismo alemão e com a grande atuação de Emil Jannings.

Nota - 8,5


                       



Emil Jannings



Theodor Friedrich Emil Jannings, nasceu em Rorshach na Suíça.
Filho de pai alemão e mãe americana, estudou na Alemanha em Gorlitz.Estreou no teatro em 1906, com 22 anos.
De 1906 a 1919, ocorreu a grande época de Jannings como ator de teatro, sobretudo no repertório Shakespeareano.
Seu prestigio já era enorme quando em 1914 aceitou o primeiro papel no cinema em “Im Banne der Leidenschaft”.De 1914 a 1919 realizou muitos filmes, inclusive “Madame Dubarry”(1919) de grande sucesso internacional e que o transformou no mais célebre ator alemão.
A partir daí, Jannings se dedica quase exclusivamente ao cinema.Os melhores filmes são: “O Gabinete das Figuras de Cera/1924”(Paul Leni) no papel de Arun-Al-Rashid; “Quo Vadis?/1924”(Georg Jacoby),como Nero;”A Última Gargalhada/1924”(Murnau),no papel do porteiro;”Varieté/1925”(Dupont);”Tartufo/1926”(Murnau) e “Fausto/1926”(Murnau) como Mefistófoles. Estes três últimos convenceram Hollywood que não podia ser a “capital do cinema” sem ter Jannings. Ganhou um Oscar em 1928 com o filme “Tentação da Carne”.
Com a chegada do som,o sotaque de Jannings era grande e não conseguiu se adaptar com o inglês.
Retorna a Berlim e faz uma série de filmes.Com o crescimento do nazismo,Jennings foi um dos poucos grandes que se ofereceu a Hitler.
Quando a Alemanha perdeu a guerra, foi poupado a julgamentos e prisões mas foi proibido de voltar a filmar.Retirou-se para Viena onde morreu em 1950, aos 66 anos.







Expressionismo Alemão


Surgiu na Alemanha no pós-Primeira Guerra, atingiu o teatro,arquitetura, a musica, pintura e o cinema.
Seus filmes estilizados e simbólicos influenciaram o cinema noir e os filmes de terror.
 O uso de sombras exageradas, iluminação de alto contraste e ângulos de câmera oblíquos, buscava um certo mal estar, traduzindo o estado psicológico retratado em cena.
Os filmes tratavam de insanidade, loucura e traição.Para alguns críticos, filmes como "Dr.Mabuse" e "M,o Vampiro de Dusseldorf", profetizaram o Terceiro Reich através de protagonistas sádicos e paisagens de pesadelo.
Os filmes do expressionismo influenciaram diretamente diretores como G.W.Pabst em "A Caixa de Pandora", Tod Browning em "Dracula" e Hitchcock com "O Inquilino" e "Psicose". Elementos do expressionismo também aparecem em filmes de Orson Welles e no filme "Noites de Circo" de Bergman. O cenário futurista de "Blade Runner" e a Gotham City de "Batman, o Retorno' têm forte influência de "Metrópolis".
Principais diretores do expressionismo alemão: F.W.Murnau, Fritz Lang, Robert Wiene, G.W.Pabst.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks