A Grande Testemunha - Robert Bresson + Biografia
A Grande Testemunha - Robert Bresson
Postado em 12/9/2011
Au hasard Balthazar - França/Suécia - 1966
Direção - Robert Bresson
Roteiro - Robert Bresson
Gênero - drama
Duração - 95 minutos
Elenco - Anne Wiazemsky, François Lafarge, Phillippe Asselin, Nathalie Joyaut.
Sinopse - O filme conta a história de Balthazar, um jumento, desde sua infância idílica cercado por crianças que o adoravam, até a idade adulta, tiranizado como animal de carga.Sua vida é contada juntamente com a da menina que lhe deu o nome; enquanto ele é mal tratado pelo dono, ela será humilhada por um amante sádico.Só vai encontrar paz no dia que é comprado por um velho moleiro, que acredita ser o burro uma reencarnação de um santo.
Comentário- O filme é uma fábula tocante sobre a perversidade e o sofrimento humano. O burrinho é o simbolo da pureza e virtude que tem uma vida triste e dura, sendo mal tratado pelos humanos. Impossível não se emocionar com a história de Balthazar e o filme tem todos os elementos de um filme de Bresson, com estilo visual despojado, atores amadores e uma história de grande reflexão sobre a natureza humana.
Nota - 10
Robert Bresson
Sua primeira experiência cinematográfica ocorreu em 1933, três anos após ele abandonar a carreira de pintor. Sua estréia se deu como colaborador no roteiro de C'était un Musicien, de Frédéric Zelnick e Maurice Gleize.
Em 1934 realizou o média-metragem Les Affaires Publiques. Eram tempos difíceis e a sua realização com o cinema apenas começava. Em junho de 1940, passou pela experiência que iria marcar para sempre sua vida e sua obra: foi feito prisioneiro pelos nazistas, permanecendo nessa condição até abril de 1941.
Em 1943, realizou "Anjos do Pecado", posteriormente em 1945 "As Damas do Bosque de Boulogne".A partir daí, resolve trabalhar apenas com não-atores, com o argumento de que "A arte é transformação, a atuação só atrapalha".
"Um Condenado a Morte Escapou" (1956), aborda a resistência francesa; o lírico "A Grande Testemunha", a vida de um burro.A morte é bastante presente em "O Processo de Joana d´Arc"(1962) e em "Uma Mulher Delicada" (1969), sua estréia o uso da cor e a sensualidade mais explicita. "O Diabo, Provavelmente"(1977), discute a questão da poluição, literal e figurativa.
Outras grandes obras de Bresson são: "Diário de Um Padre"(1950); "O Dinheiro"(1983), "Lancelot Du Lac"(1974); "Mouchette, a Virgem Possuída"(1967) , "O Batedor de Carteiras"(1959) e "Quatro Noites de um Sonhador"(1971).
Robert Bresson faleceu no dia 18 de dezembro de 1999, deixando apenas 13 filmes, mas uma obra consistente e de enorme valor.
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