A General - Buster Keaton + Biografia
A General - Buster Keaton & Clyde Bruckman
Postado em 10/9/2011
The General - EUA - 1927
Direção - Buster Keaton, Clyde Bruckman.
Roteiro - Buster Keaton, Clyde Bruckman, Girard Smith (roteiro), Al Boasberg, Charles Henry Smith (adaptação) e William Pittenger ( livro e memórias).
Gênero - comédia - aventura
Duração - 75 minutos
Elenco - Buster Keaton, Marion Mack, Charles Henry Smith.
Sinopse - Johnnie é apaixonado por sua locomotiva, a General, e também pela bela Annabelle. Com o início da Guerra Civil , ele não é aceito como combatente porque seria mais útil trabalhando na ferrovia. Porém, Annabelle o considera um covarde por não lutar. Mas quando a General e Annabelle são raptadas por espiões da União, Johnnie vai atrás de ambas, numa aventura movimentada e divertida através da ferrovia.
Curiosidades - O filme é baseado numa história real, ocorrida durante a guerra civil americana.
- Foi uma produção carissima para a época por ter centenas de figurantes e dublês contratados.
- A locomotiva usada nas filmagens foi totalmente destruida na cena em que uma ponte desaba, sendo uma das cenas mais caras do cinema mudo.
Comentário - Buster Keaton realiza sua obra-prima, um filme de ritmo acelerado que apresenta gags constante com risadas garantidas. Mas além disso o filme prende a atenção por seu suspense e romance. Keaton dirigiu com maestria deixando o filme com reconstituição histórica e beleza visual impecáveis.
Nota - 10
Buster Keaton
Joseph Frank Keaton Jr. nasceu no dia 4 de outubro de 1895 nos EUA.
Nascido no mundo do vaudeville (mistura de teatro e circo muito popular na época),Keaton iniciou sua carreira artística participando de um número com seus pais, chamado "Os Três keatons".Depois de algum tempo começou a fazer pontas em filmes e em 1920 começou a dirigir seus filmes.
O humor de seus filmes basicamente se fazia através de gags,corridas,quedas e fugas.A grande característica de Keaton é sua expressão facial imutável, o que lhe rendeu os apelidos de "cara de pedra" e "o homem que nunca ri".
Em 1928, Keaton assina um contrato com a MGM para produzir filmes falados, mas nunca atingiu o mesmo padrão de qualidade que seus filmes mudos.Caiu na obscuridade , de onde saiu na década de 1950, ao estrelar ao lado do velho amigo Charles Chaplin o emocionante Luzes da Ribalta.
Keaton faleceu no dia 1 de fevereiro de 1966.
Principais filmes : A General; Sherlock Jr.,Nossa Hospitalidade, Os Sete Amores;Boxe Por Amor; Marinheiro de Encomenda.
Comentários
Postar um comentário