A Canção da Estrada - Satyajit Ray + Biografia
A Canção da Estrada - Satyajit Ray
Postado em 26/9/2011
Pather Panchali - India - 1955
Direção - Satyajit Ray
Roteiro - Satyajit Ray, Bibhutibhushan Bandopadhyay.
Gênero - drama
Duração - 115 minutos
Elenco - Kanu Bannerjee, Karuna Bannerjee, Subir Bannerjee, Uma Das Gupta, Chunibala Devi.
Sinopse - Comovente história de uma familia de Bengali perseguida pela má sorte. O pai Harihara, é um sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta. Sabajaya, a mãe, trabalha para alimentar a família, que recebe com alegria e esperança a chegada de um novo filho, Apu.
Curiosidades - Estréia de Satyajit Ray no cinema.
- Primeiro filme da "Trilogia de Apu", formado ainda por "O Invencível"(56) e "O Mundo de Apu"(59).
- Ray teve dificuldades para financiar o filme e quase abandonou as gravações após 18 meses, mas foi socorrido pelo governo de Bengala Ocidental.
Comentário - Com uma direção delicada, o filme expressa fortes emoções sem deixar o lirismo de lado. Com cenas marcantes como a cena em que as crianças correm pelo campo avistando a fumaça do trem, e atuações naturais, uma vez que os atores eram amadores, A Canção da Estrada é um filme de muita sensibilidade.
Nota - 8,5
Satyajit Ray
02 de maio de 1921 - 23 de abril de 1992.
Nasceu na cidade de Calcutá, numa familia proeminente no mundo das artes e letras. Ray foi levado ao mundo do cinema após se encontrar com o cineasta Jean Renoir e assistir ao filme "Ladrões de Bicicleta", durante uma visita a Londres. Ray dirigiu 37 filmes, incluindo filmes,documentários e curtas. Ele trabalhava em diversas funções, incluindo roteiro,elenco, trilha sonora, fotografia, edição, e confecção de seu próprio material publicitário.
Reconhecido mundialmente como um dos grandes cineastas do cinema, recebeu vários prêmios, incluindo um Oscar em reconhecimento à sua carreira em 1991.
Comentários
Postar um comentário