2001: Uma Odisséia no Espaço - Stanley Kubrick + Biografia
2001: Uma Odisséia no Espaço - Stanley Kubrick
2001: A Space Odissey - EUA - 1968
Direção - Stanley Kubrick
Roteiro - Stanley Kubrick (roteiro), Arthur C. Clark (roteiro e história).
Gênero - ficção científica - suspense
Duração - 141 minutos
Elenco - Keir Dullea, Gary Lockwood, Douglas Rain(voz), William Sylvester.
Sinopse - Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.
Curiosidades - Oscar de melhor efeitos especiais.
- Dizem que nome do computador HAL é uma referência indireta IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM.Porém, Kubrick desmentiu.
- Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho.
- Inicialmente era intenção de Kubrick que Alex North, com quem já trabalhara em Spartacus, criasse uma trilha sonora própria para 2001. Entretanto, tempos depois o diretor desistiu da ideia e resolveu por apenas utilizar canções clássicas conhecidas como tema musical do filme.
- Seguido por 2010 - O Ano em que Faremos Contato (1984).
Comentário - Mais do que um filme, 2001 é um espetáculo de imagens e sons, e uma aula técnica de cinema. Antes do homem chegar a Lua, Kubrick nos levou à uma viagem espacial impressionante.
Com cenas inesquecíveis como a imagem do macaco jogando o osso para cima e ele se transformando em um satélite; o alinhamento do Sol e da Lua; a dança dos planetas e a criança das estrelas. Tudo isso acompanhando de uma trilha sonora erudita como "Assim Falou Zaratustra"; "Danubio Azul" e "Gayne Suite".
Assista na sua maior tv e ouça com o melhor som possível. E se você não entender a história, lembre-se que mais importante que chegar ao destino, é curtir a viagem.
Nota - 10
Stanley Kubrick
Fotógrafo de formação, de um perfeccionismo extremo, criou lentes, inventou a "steady cam", evoluindo a técnica cinematográfica.Fez obras-primas de vários gêneros como a comédia "Dr. Fantástico", o suspense "O Iluminado", os filmes de guerra "Glória Feita de Sangue" e "Nascido Para Matar"; os épicos "Spartacus" e "Barry Lyndon", e os filmes de ficção científica "Laranja Mecânica" e "2001: Uma Odisséia no Espaço".
Kubrick faleceu no dia 07 de março de 1999, antes de finalizar "Inteligência Artificial", terminado por Steven Spielberg.
Filmografia :
-De Olhos Bem Fechados (1999)
- Nascido para Matar (1987)
- O Iluminado (1980)
-Barry Lyndon (1975)
-Laranja Mecânica (1971)
-2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
-Dr. Fantástico (1964)
-Lolita (1962)
-Spartacus (1960)
-Glória Feita de Sangue (1957)
-Grande Golpe, O (1956)
- Morte Passou por Perto, A (1955)
- Medo e Desejo (1953)
-The Seafarers (1953)
-Day of the Fight (1951)
-Flying Padre (1951)
Comentários
Postar um comentário