O Batedor de Carteiras - Robert Bresson
O Batedor de Carteiras - Robert Bresson
Postado em 4/1/2012
Pickpocket - França - 1959
Direção - Robert Bresson
Roteiro - Fyodor Dostoyevsky (romance), Robert Bresson (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 75 minutos
Elenco - Martin LaSalle, Marika Green, Jean Pélégri, Dolly Scal.
Sinopse - Michel é um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne, uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica.
Curiosidades - O filme é tão naturalista que a polícia francesa proibiu o filme durante dois anos, por medo que ladrões de verdade aprendessem a roubar apenas vendo ao filme.
- “O Batedor de Carteiras” tem a trama livremente baseada no romance “Crime e Castigo”, de Dostoievski.
Comentário - Com seu estilo seco e objetivo, Bresson realizou uma obra poética e reflexiva. Nenhum outro diretor é capaz de retratar o interior do personagem como Bresson e isso ele fez aqui com maestria. O filme tem cenas impactantes como a em que Michel e mais dois parceiros batem carteiras dentro de um trem, e a redentora e emocionante cena final.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário