A Lei dos Crápulas - Jules Dassin + Gina Lollobrigida
A Lei dos Crápulas - Jules Dassin
Postado em 21/2/2012
La Legge - França/Itália - 1959
Direção - Jules Dassin
Roteiro - Roger Vailland (romance), Jules Dassin, Françoise Giroud, Diego Fabbri (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 126 minutos
Elenco - Gina Lollobrigida, Pierre Brasseur, Marcello Mastroianni, Melina Mercouri, Yves Montand.
Sinopse - Marietta, serviçal do aristocrata Don Cesare, é a mulher mais bonita de uma vila de pescadores italiana onde os homens se juntam todas as noites numa taverna. Entre conversas e bebidas, eles realizam o que chamam de "jogo da lei", ritual no qual escolhem aleatoriamente um dos presentes para mandar e humilhar. Assuntos sobre a moral e paixões proibidas também são reveladas: a esposa do juiz persegue Francesco, filho do chefão Matteo, cunhado de Marietta; Marietta está interessada no engenheiro Enrico, mas este se considera um miserável para se casar. Esperta, a jovem vai criar um plano que provoca mudanças sobre quem vai ditar "as leis".
Comentário - Com um elenco de grandes atores do cinema europeu e uma direção segura de Dassin, o filme é um retrato dos desvios de valores da sociedade e o poder exercido pelo dinheiro que só sucumbi à sedução sexual.
Nota - 9
Gina Lollobrigida
Filha de um carpinteiro, posou como modelo em fotonovelas, participou de concursos de beleza e estudou belas-artes. Em 1946, ano de sua estréia no cinema, participou de "Aquila Nera", "Elisir d`Amore" e "Lucia di Lammermoor". "Fanfan la Tulipe"(52) e "Esta Noite é Minha"(52), este último de René Clair, foram inteiramente rodados com sua simpatia magnética e os franceses inventaram o termo "lollobrigidienne" como sinônimo de mulher curvilínea.
"La Lollo", como ficou conhecida, desabrochou no filme "O Diabo Riu por Último"(54), de John Huston, e seduziu Burt Lancaster e Tony Curtis em "Trapézio"(56). Participou ainda dos filmes: "Pão, Amor e Fantasia"(53), "A Mulher Mais Bela do Mundo"(55), "Salomão e a Rainha Sabá"(59), "Quando Setembro Vier"(64), "As Bonecas"(65), "A Quadrilha da Fronteira"(71) etc. Nos últimos anos se dedicou à fotografia.
Comentários
Postar um comentário