O Baile - Ettore Scola
O Baile - Ettore Scola
Postado em 14/7/2013
Le Bal - França/Itália/Algéria - 1983
Direção - Ettore Scola
Roteiro - Jean-Claude Penchenat (ideia e roteiro), Ruggero Maccari, Furio Scarpelli e Ettore Scola (roteiro).
Gênero - musical - drama
Duração - 110 minutos
Elenco - Arnault Lecarpentier, Danielle Rochard, Francesco De Rosa, Genevieve Rey-Penchenat, Liliane Delval, Marc Berman, Martine Chauvin, Rossana Di Lorenzo.
Sinopse - A história da França, dos anos 30 aos anos 80, é contada sem diálogos. Num salão de baile de Paris, casais se conhecem e se desfazem, pessoas solitárias, tímidas e alegres se misturam ao som da música. Figurinos, cenário e música montam a época de cada número, e cada nova dança reflete a situação política e cultural em que vivem os personagens.
Curiosidades - Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim de 1984.
- "O Baile" é uma adaptação que o Théatre du Campagnol tinha montado em Paris, e que com cerca de vinte e cinco atores, conseguiu compor cento e quarenta personagens.
- Começou a ser realizado em agosto de 1982, porém a rodagem teve de ser interrompida por Scola ter sofrido um ataque cardíaco e só foi retomada uns meses depois.
Comentário - Sem diálogos e sem narração, o filme mostra fatos históricos da França com referências do cinema como o "Realismo Poético", os filmes musicais de Hollywood e o "Neorrealismo Italiano". O magistral uso dos planos sequências aliado à trilha-sonora fazem do filme um espetáculo sonoro e visual. "O Baile" trata de assuntos sérios, mas faz uso constante de gags o que o torna também divertido.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário